Florent Dorin é um ator e músico francês, que conquistou o público indie com sua participação em web séries locais. Com um extenso currículo envolvendo curtas e longas-metragens, peças de teatro e créditos em dublagens, passou a apostar também na música. Em seu mais recente lançamento, o rapaz trouxe suas experiências na atuação para criar um disco audiovisual.
Halfway é um conjunto de declarações de amor: ao romance, ao verão, aos amigos, ao próprio amor verdadeiro. Sonoramente, o disco traz fortes influências da surf music, unido a uma fundação indubitavelmente folk e alguns recursos de soul e jazz. Sem economia de instrumentos, o resultado é uma mistura, mas soa forte e consistente. Além disso, outro ponto de apoio são as letras que, de forma charmosa e envolvente, contam histórias de vários tons. So Many Girls e The Call of the Sun têm um clima descontraído e otimista; My Friends é nostálgica e brincalhona. A última faixa, Some Things Have to Be Said, tem 9 minutos de duração e é a mais sóbria e séria do disco. O maior diferencial do trabalho, no entanto, fica por conta da trilogia de vídeos lançados antes do álbum.
O Apocalipse Millenial
Dirigido por Timothée Hochet, o conjunto compreende três vídeos de curta-metragem: My Friends, The Call of the Sun e Some Things Have to Be Said – também títulos de canções. Ambientados em um tipo de realidade apocalíptica, a trilogia elabora o sentimento millenial em relação ao crescimento e à maioridade.
O divertido My Friends apresenta a nostalgia que ultrapassa direto para a síndrome de Peter Pan, enquanto o fim do mundo é anunciado. A continuação, nove meses depois, trabalha o processo de amadurecimento em meio a uma situação cuja projeção de futuro é praticamente nula – sensação conhecida de uma geração cuja infância deu-se em meio à estabilidade política e econômica no ocidente. A produção acompanha Florent Dorin adaptando-se entre o hedonismo e a responsabilidade. Finalmente, a última parte aborda a importância dos relacionamentos humanos, o cuidado mútuo e a responsabilidade que é conviver entre pessoas, em quaisquer condições, e a chegada definitiva da maturidade.
Com um trabalho longo e muito bem elaborado, Halfway mostra a criatividade de Florent Dorin enquanto narra a humanidade e as questões geracionais sob uma ótica artística, de fotografia e edição impecáveis, cheio de sutilezas e humor próprio.
Para quem curte: The Lumineers, KT Tunstall, John Mayer, Jack Johnson.
1 comment