Quando os cantores-compositores Paola Olarte e Michael Tainturier se encontraram em agosto de 2016, não demorou para embarcarem em um projeto em dupla. Mas o que nasceu como uma proposta de Michael para gravar algumas canções de Paola transformou-se em um empreendimento próprio e conjunto. Logo os parceiros estavam construindo canções juntos e o projeto ganhou o nome de Mandarina.
O grupo estreou nos palcos no início de 2019. Michael é francês e eles gravaram as canções em Paris. No entanto, Paola é colombiana e canta a maioria das músicas em espanhol. Seu primeiro single No Soy de Aquí, por exemplo, mistura os dois idiomas em uma demonstração dessa formação multicultural. Em seguida, no mesmo ano, a dupla lançou Miel, uma canção mais melancólica e de atmosfera sonhadora.
Mandarina – Lui (EP)
No ano de 2020, o grupo passou a preparar o lançamento de seu primeiro EP, chamado Lui. Embora a dupla tenha lançado o primeiro single, Tayrona, em fevereiro, eles precisaram modificar o resto da divulgação do EP devido à pandemia de covid-19. O disco estava planejado para o mês de junho, porém foi adiado para setembro. Em seu lugar, a banda lançou o single Mon Prochain. Enquanto o primeiro single traz uma gravação minimalista, a segunda canção é mais psicodélica e inspirada pela cena eletrônica francesa.
Durante o tempo que encontravam-se em quarentena, a dupla lançou as “Canciones de cuarentena”. Trata-se de uma série no YouTube com interpretações de canções da própria banda e vários covers, desde Madonna em espanhol até Nina Simone. Enfim, em Setembro, Mandarina lança Lui, seu aguardado EP de estreia.
Com quatro canções, Lui mostra as duas gravações já lançadas com as inéditas Coda e Lui. A faixa título é o single principal do trabalho e traz um delicioso entrelace de bossa nova e indie pop. A música tem título em francês, mas letra em espanhol, novamente uma brincadeira com as origens diferentes dos integrantes de Mandarina. Por sua vez, a letra fala sobre a delicadeza de se apaixonar. O videoclipe, realizado pela banda em parceria com o ilustrador Julien Foll, mistura live action com cartum, estilo vintage que remete a Walt Disney. No vídeo, é feita uma relação entra a fragilidade comum ao amor romântico e a nossa relação com a natureza.
“Lui”, de Mandarina, está disponível em todas as plataformas digitais.