A partir do ano que vem, o verão carioca não será mais o mesmo. De 6 de janeiro a 5 de fevereiro, a Arena Banco Original, plataforma multientretenimento que levou 50 mil pessoas a Campos do Jordão (SP) em julho passado, chega ao Rio de Janeiro. O primeiro grande evento com intensa programação na área do Cais do Porto ocupará o Armazém 3 com uma ampla programação que se estende por cinco fins de semana.
Às sextas e sábados, serão apresentados encontros musicais originais reunindo Nando Reis e Roberta Campos; Fernanda Abreu com Toni Garrido e Fausto Fawcett; Os Paralamas do Sucesso e Carlinhos Brown; Diogo Nogueira, Dona Ivone Lara e Arlindo Cruz com abertura de Thais Macedo, celebrando cinco anos do Sambabook; Capital Inicial com Kiko Zambianchi; Frejat e Maria Gadú, além do show de Jorge Ben Jor. Haverá ainda uma reedição especial do Rio de Verdade, em que Rogê receberá convidados especiais. No dia 8/1, o festejado Bloco da Favorita coloca sua banda, com participação de MC Leozinho, para abrir o ensaio do Bloco da Preta. Já no dia 28/1, é a vez do Baile da Favorita, uma das mais concorridas festas da cidade, com shows de Ludmilla, Nandinho, DJ Tubarão e DJ Helen Sancho.
A ampla programação inclui ainda três edições especiais do Bailinho, em celebração aos dez anos da festa capitaneada por Rodrigo Penna. No dia 1/2, para lembrar os 25 anos sem Cazuza, a Arena Banco Original apresenta o show Viva Cazuza Sempre, com um elenco formado por grandes nomes da MPB e renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza.
Aos sábados, a noite começa mais cedo, às 20h, no teatro que será montado dentro do Armazém 3, com capacidade para até 480 lugares. Ao longo da temporada da Arena Banco Original serão apresentados musicais de sucesso, como Elis – A Musical In Concert, Chacrinha – O Musical e Show em Simonal; além do stand up comedy de Fernando Caruso e Marcos Veras. Antes disso, às 15h, estão programadas palestras, sempre com entrada franca, de personalidades de destaque em diversas áreas. Entre eles, o muralista Kobra, que assina o imenso painel em frente aos armazéns, e o empreendedor Pedro Salomão.
Nos fins de tarde de domingo, é a vez da famosa roda de samba Pôr do Samba, trazendo expoentes do ritmo como Jorge Aragão, Mart’nália, Mosquito e Teresa Cristina, além de Thiago Martins, e também uma edição da festa Bailinho, encerrando em grande estilo o festival, no dia 5/2. Antes disso, a criançada terá uma programação especial com peças infantis que contam um pouco da história de gêneros e estilos da música brasileira: Sambinha, Bossinha Novinha e Forró Miudinho e ainda o espetáculo Leonardo, o Pequeno Gênio Da Vinci e a tradicional Baguncinha – Festa artística para crianças.
Desde o meio-dia, entre sexta e domingo, e a partir das 18h, às quintas-feiras, o público terá acesso ao Calçadão Original, uma grande e espaçosa varanda atrás do Armazém 3, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, onde haverá uma área de convivência com mobiliário, música ambiente com DJs, food trucks e artistas de rua. “A ideia é que o público possa frequentar o espaço ao longo do dia e escolher os eventos que mais curtir”, completa Calainho.
SERVIÇO:
Arena Banco Original
Data: de 6 de janeiro a 5 de fevereiro
Local: Armazém 3 do Cais do Porto
Endereço: Av. Rodrigues Alves, s/nº
Vendas: ingressorapido.com.br
Bilheteria no local, a partir das 12h, nos dias do evento
Capacidade teatro: 480 lugares
Capacidade shows: 3.500 lugares
Classificação etária: 18 anos (exceto para teatro infantil, livre)
Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais
Programação e Ingressos: www.arenabancooriginal.com.br