quarta-feira, janeiro 8 2025
Texto original por Flávia Moretti.
Revisão por Pedro Marinho.

Como a própria expressão popular propõe, Arretados presta uma homenagem à musicalidade dos ritmos e tradições do nordeste brasileiro. A ideia do projeto nasceu de um encontro despretensioso em 2015 entre os músicos André Fialho e Jean Charnaux. André, mais conhecido como Dedeco, é vocalista e guitarrista da banda Dibob. Charnaux já tocou com Emílio Santiago, Fátima Guedes, Guinga e Áurea Martins. Acima de tudo, ambos têm conduzido suas carreiras entre sucessos de estrada, formação erudita e uma predileção para o ecletismo da música popular brasileira.

Como resultado desse encontro causal, descobriram um universo de ideias e paixões em comum. Em 2019 convidaram o produtor musical Danilo Cutrim para as gravações em estúdio. Juntos, os três perceberam que a maioria das músicas bebiam das fontes da cultura e dos ritmos populares do nordeste. Então, criaram a atmosfera que conduziria e desenharia o primeiro volume do álbum.

“Caldo de Viola”

Caldo de Viola é a música de estreia, um poderoso forró/maracatú que abre o álbum e faz homenagem aos diversos ritmos que construíram a bagagem musical de Dedeco e Jean – além de fazer parte da beleza encontrada no grande e diverso caldeirão de expressões culturais do Brasil. Além disso, a música é também uma ode aos cancioneiros e violeiros populares que ajudam a criar e a perpetuar por gerações as tradições, os traços, os costumes e as riquezas imateriais do país e do mundo.

Para a gravação de Arretados em estúdio, convocaram o mestre Kiko Horta para o áudio das sanfonas, mestre Chico Oliveira e Pedro Lobo para os baixos. Mafram do Maracanã na percussão, Vicente Alexim para os clarinetes, Alexandre Bittencourt nas flautas, Khrystal, Ananda Fabres, mestres Guinga e Vicente Nucci gravaram os vocais. Além de apresentar exuberante técnica musical, o time abraçou o projeto e fez da sincera amizade o amálgama que deu brilho e liga às canções.

A música estreou sexta-feira (03/07), às 19h, no canal oficial do projeto no YouTube.

Previous

New Bleach: Recomeços, Esperança e Indie Pop

Next

Florent Dorin: Aventura Audiovisual no Apocalipse Millenial

1 comment

Deixe um comentário

Check Also