Embora o estado americano da Califórnia tenha decidido que, a partir de 1º de janeiro de 2018, a maconha recreativa seria legalizada, o festival Coachella garante que, em sua próxima edição, que ocorre em abril, a erva não poderá ser consumida.
De acordo com o site TMZ, o festival confirmou sua política na seção de perguntas e respostas de seu site, escrevendo: “Desculpe, irmão. Os produtos de maconha e maconha não são permitidos dentro (do festival). Mesmo em 2018 e além. Se isso mudar, atualizaremos esta resposta”.
O que acontece na Califórnia é que as autoridades locais ainda têm a palavra final sobre a venda e a distribuição da erva dentro de suas fronteiras individuais. Entre os lugares que escolhem manter a erva ilegal está a cidade de Indio, a casa do Coachella.
Apesar de o festival acontecer em uma propriedade privada, os organizadores seguem as decisões das autoridades de Indio. Como o TMZ observa, os frequentadores do Coachella não serão presos se tiverem maconha em sua posse: eles simplesmente não poderão comprá-la em Indio ou consumi-la em público.
Cidades vizinhas, como Palm Springs, Cathedral City e Desert Hot Springs, são bem mais liberais quantro ao consumo de maconha.