quarta-feira, janeiro 8 2025

Por Mariah Brandt
“Flor da Pele” é o nome do single que será lançado nesta sexta (6) e que mistura funk, soul e jazz,  carregando os versos sinceros de Victor Xamã e Don L, através de uma viagem intensa que fala de amor, calor e recomeços. Produzida por Dj Caíque, a faixa é inspirada no projeto Coligações Expressivas, também de autoria do produtor, e que foi criado em 2005 com a proposta de reunir nomes de peso dos mais variados estilos na cena Hip Hop no Brasil e demais países de língua portuguesa.

As rimas quentes de Victor Xamã foram a primeira parte da composição de “Flor da Pele”. O rapper e produtor musical manauara foi convidado por Dj Caíque há mais de um ano para falar não só de amor, mas de como esse amor pode ser vivido na cidade onde não faz frio, em cima de um beat sustentado de maneira distinta, marcante e atraente.

“Há mais de um ano Dj Caíque me chamou pra compor em cima de um beat de autoria dele.  Escrevi a letra e enviei,  mas ainda sem saber se teríamos mais alguma participação. Pra minha surpresa, pouco tempo depois ele contou que mostrou pro Don L, e o Don animou pra chegar junto na faixa” relembra Victor.

Referências

As referências no soul, funk e black music, elementos explorados anteriormente no EP “Caro Vapor/Vida e Veneno” (2013) de Don L e em alguns sons de Victor Xamã, ajudaram a harmonizar e trazer sintonia para a música e produção do videoclipe. As gravações encerraram na última semana de outubro, e são assinadas pela produtora Lado Sujo da Frequência (SP), coletivo multicultural formado em 2011 e que atua diretamente nas produções de clipes de Rap.

“Pra mim foi uma realização imensa. Fico feliz demais por ter chegado a um nível de poder trabalhar com meus ídolos fazendo o diferencial e expandindo a música do Norte do Brasil. As minhas expectativas são as melhores possíveis, eu não vou me acomodar com isso, eu quero ainda mais aproveitar portas que me são abertas e as oportunidades que me são dadas. Eu sou muito grato a tudo que vem acontecendo na minha carreira, o tempo que levei até aqui amadureceu a mim, e me sinto totalmente preparado pra isso” conclui o artista.

Coligações Expressivas

Criado em 2005 o projeto Coligações Expressivas tinha a intenção, segundo Caíque, de movimentar o cenário e mostrar o que estava sendo feito pelos MC’s em outros Estados fora do eixo Rio x São Paulo na época.  “O propósito era juntar nomes habituais do rap àqueles poucos conhecidos, sempre a ideia de um puxar o outro pra cima em busca de melhoria e reconhecimento. A ideia sempre foi essa. Na segunda edição comecei a incluir pessoas que fazem rap em outros países de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Portugal, e aí virou um  projeto lusófono que abrange também essas áreas. É gratificante demais e é uma coisa que faço até agora com a mesma idéia, com o mesmo objetivo: unir MCs de lugares conhecidos ou não, e dar aquela força pra quem está chegando, sempre foi assim” explica o Dj.

A ideia de convidar Victor Xamã para fazer um som surgiu ainda em 2019, quando Caíque percebeu que alguns dos beats que havia preparado poderiam ser o casamento perfeito com as rimas do rapper manauara. “Quando eu faço meus beats, coloco todo o meu sentimento neles e com esse não foi diferente. Esse lance de fazer o Coligações me ajudou muito a facilitar as junções que faço com MC’s que penso que ficariam legais juntos. Então quando o Victor mandou de volta a letra, eu tive a intuição de mostrar pro Don L que já conhecia um pouco do trabalho do Xamã e curtiu bastante a ideia” afirma.

Longa data

A parceria entre Dj Caíque e Don L é um pouco mais antiga, Caíque esteve junto na colaboração do clássico “Aquela Fé”, single presente no disco Roteiro para Aïnouz – Vol. 3 lançado em 2017 por Don. A participação na faixa “Flor da Pele” foi gravada em um dia, e o videoclipe contou ainda com as ideias dadas pelos três artistas: Victor Xamã, Dj Caíque e Don L.

“Parafraseando Dexter, esse som é lindo e elegante, misturando um pouco de romantismo e sensualidade, algo que tentamos trazer pro clipe. Espero que o público possa sentir também tudo isso, fruto da união inédita tanto minha com o Victor, quanto do Victor com Don L” conclui o produtor.

É possível conferir a faixa a partir desta sexta (6), nas plataformas digitais.

Previous

Sonofdov: sobrevivendo às crises pela canção

Next

EDFO: um ser anônimo em busca de conexão e intimidade

Deixe um comentário

Check Also