Um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira mudou a cara da Zona Norte e levou novos investimentos para a região e a cultura para o coração do Méier. Com uma programação plural especialmente preparada para atender um público de todos os perfis e idades, o espaço conquistou em cinco anos a marca de mais de quatro milhões de visitantes.
O famoso endereço da Rua Dias da Cruz, que viveu um passado de glória nos anos 60, se transformou em um centro cultural que tem a democratização da cultura como um pilar. Ao longo desses cinco anos, mais de 2400 atrações pagas e gratuitas foram apresentadas na casa. A programação fixa do espaço tem atrações como o Jazz Pras Sete em uma terça por mês e o Samba do Imperator que acontece a cada dois meses; assim como aulas de Tai Chi Chuan, o Troca-Troca de Livros e a Contação de Histórias que atraem dezenas de famílias ao centro cultural todos os domingos. Além da programação cultural, o espaço oferece à população da região diversas atividades educativas, como o Clubinho do Samba – projeto que existe desde 2013 e consiste em aulas gratuitas de violão, cavaquinho e percussão para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A casa também tem o Coral do Imperator, cursos de dança (ballet, dança de salão e hip-hop) e curso de mestre-sala e porta-bandeira, com os instrutores Viviane Martins (ex-porta bandeira) e o mestre Carlinhos Brilhante.
“A população estava esperando por isso há muito tempo. Não tinha nada nessa região. Nem cinema, nem teatro, nada. E a nossa equipe percebe essa receptividade no dia a dia. Os visitantes cuidam dos espaços, fazem sugestões e tratam essa casa como se fosse a deles, o que nos deixa muito orgulhosos”, conta Aniela Jordan, gestora do Imperator através da Produzir Promoções Artísticas. A casa pertence à Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, desde 2012.
Com quatro andares, o Imperator possui um teatro com 642 lugares (ou 1060 pessoas de pé), um bistrô, três salas de cinema, sala de exposição, e um terraço com um grande espaço de convivência, que conta também com um parque infantil. “É um barato ver como a área é utilizada pelos moradores, com jovens namorando, crianças correndo pelo terraço, que se transformou em uma verdadeira praça”, conta Aniela. Outro destaque são os shows em horários inusitados. Toda quarta-feira tem programação voltada para a terceira idade, às 16 horas. O cantor Marcio Gomes, por exemplo, lota o Imperator mensalmente, com um repertório à moda antiga.
O local já recebeu shows memoráveis, como Stevie Wonder e Gilberto Gil, Ron Carter, Nouvelle Vague, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Diogo Nogueira, Marky Ramone, Erasmo Carlos, além de ser o palco do festival Rio Novo Rock, que mensalmente recebe bandas de rock nacionais. Já no teatro, espetáculos para adultos e infantis movimentaram o Imperator, recebendo em seu palco grandes nomes da dramaturgia, como Fernanda Montenegro, Gloria Menezes, Marco Nanini, Fernanda Torres, entre outros. Os musicais e peças de humor também não ficam de fora da casa, além de espetáculos de dança, circo, exposições, poesia e literatura, mostrando que não deixou nada a dever ao seu passado.
Mês de aniversário tem programação especial
Para comemorar a trajetória de sucesso do espaço mais querido do Méier, o Imperator apresenta uma programação especial em todo o mês de junho e, especialmente, no dia do aniversário da casa, dia 15. Por ser um feriado, a produção preparou um dia inteiro de atrações para a região. Neste dia o espaço abrirá mais cedo, e começa a programação com Contação de Histórias com Bianca Barboza, às 10h. O dia segue com Aulão de Tai Chi Chuan, Feijoada com Roda de Choro e show gratuito com a Fanfarra Black Clube. Para finalizar o grande dia, o Imperator recebe a banda Biquíni Cavadão com o show da turnê do novo álbum “As voltas que o mundo dá”, que o grupo apresenta todos os seus clássicos e novas músicas.
No dia 16 estreia o musical-show “Bossa Nova em Concerto”, encabeçado por Claudio Lins, que conta a história da Bossa Nova através de um repertório de canções que marcou o movimento. A bossa nova também leva à casa Marcos Valle, dia 22 de junho. (Abaixo a programação completa)
SOBRE ANIELA JORDAN:
Natural do Rio de Janeiro, Aniela Jordan, embora fosse bailarina dedicada, percebeu que não levava jeito para o balé quando, na montagem da superprodução A Floresta Amazônica no Theatro Municipal, foi escalada pela própria irmã, Dalal Achcar, para o papel de uma planta. Apesar da decepção, assim deu início à carreira de uma das mais destacadas produtoras do showbizz atual. Com mais de 25 anos de experiência em produção de espetáculos de grande porte, em seus primeiros anos no Teatro Municipal, trabalhava com iluminação, mas logo demonstrou tal capacidade de organização que acabou assumindo as funções de coordenadora de palco, diretora técnica e diretora operacional, até chegar ao posto de diretora de produção. Nos anos 70, era a única mulher da equipe técnica em um posto de chefia. Atualmente, ao lado de Fernando Campos e Luiz Calainho, coordena a Aventura Entretenimento e se tornou uma das produtoras executivas mais respeitadas do teatro brasileiro. Habituada a novos desafios, a produtora ganhou o processo seletivo público pela sua Produzir Promoções Artísticas para cuidar da residência artística do Imperator – Centro Cultural João Nogueira.
Números atualizados (Até Abril/2017):
Total de público: 3.917.093 pessoas
Total de atrações: 703
Total de apresentações: 2423
Espectadores de shows/espetáculos de música: 284.798
Espectadores de artes cênicas (teatro adulto, teatro infantil, musical, dança, ballet, circo etc.): 290.673
Visitantes na sala de exposições: 253.124
SERVIÇO
IMPERATOR – CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA
www.imperator.art.br
ENDEREÇO: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta: 13h às 22h. / Sábado e domingo: 10h às 22h.