Do coração dos Alpes europeus até o litoral de Los Angeles, o músico Nils percorreu um longo caminho até se estabelecer na costa oeste estadunidense. Tendo crescido em um resort de esqui, o artista sempre foi fã de atividades ao ar livre. Então, além de treinar violão clássico, o rapaz viajou o mundo, vivendo em Paris, Singapura, Berlin e Perth. E foi nessa última, viajando pelas estradas do deserto da Austrália, que Nils teve a ideia original do projeto Monte Duma.
Enquanto explorava o mundo fora de casa, a música esteve sempre presente. À época, no entanto, Nils percebeu que havia deixado o hábito de tocar instrumentos de lado por conta do trabalho formal. À beira do burnout, por fim, teve um daqueles grandes momentos de insight. O futuro artista decidiu, então, reorganizar suas prioridades e dar a atenção que vinha negligenciando à música.
Inspiração que vem da natureza
Para Nils, foi fácil ser movido nesse processo pela natureza. Durante o tempo que viveu na Austrália, ele teve bastante contato com belíssimas paisagens e pouquíssimas pessoas. A partir dessa experiência, Monte Duma nasceu como uma declaração de amor à vida ao ar livre. Nils inspirou-se nos grandes espaços abertos da Oceania, na vegetação diversa do sul da Califórnia, na pontuda montanha Dent Du Villard, vista de casa. Acompanhando cada viagem, a música tornou-se parte da sua experiência cotidiana.
Finalmente, Nils tomou a decisão radical de se mudar para Los Angeles e aprender a cantar. O projeto que já tinha no coração ganhou forma na junção da jornada emocional dos últimos seis anos com seu novo cotidiano estadunidense. Praticando escalada nas montanhas litorâneas da Califórnia enquanto fazia aulas de canto clássico, Nils aprendeu produção musical por conta própria. E então, com o auxílio do produtor e multi-instrumentista Jon Joseph, gravou o EP The Grounding Songs.
O primeiro single, Castaways, explora o “ímã invisível” que atrai os corações viajantes aos destinos desconhecidos. É sobre chegar até “o ‘outro lado’, enquanto absorve a beleza não-óbvia de cada passo do caminho”. A canção contém um sample gravado em um passeio de barco, no lago Laffrey, França.
Ouça Castaways: