Neon Funeral é uma banda de hardcore dark wave de New Jersey, EUA. O título não poderia ser mais apropriado: O grupo mistura uma estética vaporwave com um estilo goth club, utilizando letras bem dark e vocais guturais com sinterizadores. Como resultado, trazem um som dançante e emo ao mesmo tempo.
Fruto de um projeto de post-punk entre Randy Robertson (vocal) e Kevin Garetz (guitarra), o grupo foi crescendo até se tornar uma banda completa. Atualmente conta com Robbie Miranda (baixo), Michael Caballero (sintetizadores) e Aaron Dempsey (bateria). Influenciados pelos post-punk anos 80 e pela cena hardcore local dos anos 2000, o grupo lançou seu primeiro EP, homônimo, esse ano, com três músicas.
O disco foi desenvolvido depois que She’s a Ghost, primeiro single, teve uma ótima recepção. O lançamento contém três faixas inéditas. A música de trabalho escolhida foi iPlague – que, apesar do tema, foi concebida antes da pandemia do novo corona vírus. As músicas do projeto marcam o estilo do grupo, com um ritmo dançante e letras que ficam na cabeça.
iPlague ganhou um videoclipe, onde uma visita modernizada a um cemitério (com aplicativos de vela em celulares no lugar de velas) acaba invocando dois seres encapuzados, que conduzem o protagonista a uma festa subterrânea. A estética vapor wave é gritante, perfeitamente executada, até o ponto do tosco em alguns efeitos. O vídeo parece um clipe da MTV nos anos 90, desde o chroma-key até o figurino das pessoas.
O mais interessante do vídeo musical é mostrar que a banda consegue oferecer estilo próprio muito bem definido e uma boa qualidade técnica, Ainda assim, a Neon Funeral é aberta o suficiente para não se levar a sério demais, permitindo-se brincar e se divertir no caminho.