Transmitir toda a singularidade e beleza da música sertaneja em uma única apresentação parece impossível, mas o encontro entre os donos dos hits mais tocados nas rádios das últimas décadas transforma esse sonho em realidade. Essa é a turnê AMIGOS 20 ANOS – A História Continua, show que une Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano para celebrar os 20 anos do especial de televisão que marcou o coração de diversas gerações de brasileiros. O espetáculo chega ao Rio de Janeiro no dia 14 de dezembro e promete uma avalanche de emoções na Arena Jeunesse.
As três horas de show, com um setlist icônico de aproximadamente 40 músicas que, certamente, marcaram multidões, proporcionam ao público um verdadeiro resgate de memórias afetivas para todas as idades. A descontração contagiante de uma roda de amigos ganha um novo significado durante a performance impecável dos cinco artistas, que levam ao palco baladas românticas intercaladas com canções que não deixam ninguém ficar parado.
Em formato da letra A, o cenário representa muito mais do que a inicial da palavra Amigos, mas também lembra com carinho o saudoso Leandro, que carregava a letra A em sua camisa na primeira união dos cantores. O palco e a estrutura unem iluminação e efeitos tridimensionais que foram minimamente pensados para enaltecer a atração principal: os artistas.
SERVIÇO //AMIGOS 20 ANOS- A HISTÓRIA CONTINUA
Quando ? 14 de dezembro de 2019 (sa?bado), 20h. Onde? Arena Jeunesse – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio. Classificac?a?o: 14 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsa?veis legais. Ingressos: livepass.com.br (R$ 180 a R$ 420)
AMIGOS PARA SEMPRE
AMIGOS nasceu em 1995, quando os cantores se reuniram para a produção de um especial de fim de ano na Globo, resultado de um grande show a céu aberto em São Caetano do Sul (SP). O negócio deu tão certo, comovendo multidões, que resultou em outros shows-especiais exibidos nacionalmente na TV durante a década de 1990, aos finais de ano. O segundo, em 1996, foi realizado em Paulínia (SP); em 97, foi a vez do Mineirinho, em BH (MG), para fechar 99 de novo em São Caetano do Sul.
AMIGOS pavimentou de vez a popularização da música sertaneja junto aos brasileiros. No programa semanal que veio nessa esteira, os cinco se reuniam em cenários próprios para o som de seus sucessos, recebendo convidados para uma prosa, uma moda de viola e, se possível, um cafezinho ao pé da fogueira.
A última exibição do show pela TV foi em 31 de dezembro de 1998, tendo recentemente completado duas décadas da última apresentação com os cinco artistas no palco.
Segundo João Paulo Affonseca, diretor da PEEB Experiências Culturais – empresa à frente do projeto – o reencontro tem uma importância muito significativa, especialmente neste momento de vida dos brasileiros. “Queremos resgatar nas pessoas os sentimentos positivos e as memórias especiais. Sabemos o quanto a década de 1990 tem esse poder de resgate. Quando abraçamos esse projeto, nosso objetivo era brindar às pessoas com essa nostalgia e esse mar de esperança e encorajamento, dos quais tanto precisamos”.
Para a dupla Chitãozinho&Xororó, é um prazer voltar aos palcos com amigos queridos. “A vida nos dá oportunidades pelas quais temos que ser gratos. Poder voltar a rodar o Brasil com meus amigos, fazendo o que mais amamos nessa vida, que é cantar, é algo que devemos celebrar e fazer com todo o amor e alegria”, afirmam.
“É uma honra voltar aos palcos com essa turma, que é como família para mim. Mesmo com o passar dos anos e com os revezes que a vida, a perda do meu irmão principalmente, será um prazer reviver essas lembranças tão especiais e levarmos esse carinho para os nossos fãs”, explica Leonardo.
“Voltar a nos reunir com nossos amigos queridos, que em diversos momentos de nossas vidas continuam presentes é, sem dúvida, um dos maiores privilégios que estamos tendo nos últimos tempos. Nosso reencontro é uma consequência disso. E claro, será uma alegria multiplicada podermos encontrarmos nossos amados fãs nos shows Brasil afora. A turnê ‘Amigos 20 Anos – A História Continua’ é uma maneira de celebrar toda a nossa trajetória musical e os momentos maravilhosos que ela nos proporcionou, unida à história de milhões de brasileiros que nos acompanham há mais de duas décadas”, finalizam os cantores Zezé Di Camargo&Luciano.
E para que esta história se eternize em sons, tons, versos, DVD, CD e ganhe todas as plataformas, a SOM LIVRE prepara para dezembro o lançamento de produto especial com a marca AMIGOS com o selo de quem melhor entende deste universo musical
AMIGOS – Relembrando a trajetória
1995: O primeiro especial AMIGOS foi transmitido pela TV Globo em 23 de dezembro e reprisado no ano seguinte duas vezes, em março e junho de 1996. O show foi gravado no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo, cujos ingressos eram brinquedos e alimentos não perecíveis destinados a entidades beneficentes da região. Cerca de 100 mil pessoas assistiram ao primeiro show especial, que mostrou os cantores trocando de parceiros e interpretando as canções uns dos outros.
Neste primeiro especial, em 1995, foram apresentadas 30 canções do repertório das três duplas, tendo sido aberta com a música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, bem como clássicos do sertanejo, como “Menino da Porteira” e a canção natalina “Noite Feliz”. Além disso, o programa também transmitiu cenas na fazenda de um dos sertanejos em Campinas (SP), mostrando os artistas em um momento de confraternização.
1996: A segunda edição do show especial AMIGOS foi gravada em Paulínia (SP), interior São Paulo. Ela foi exibida em 25 de dezembro de 1996, pela TV Globo, e reprisada no ano seguinte em janeiro de 1997. O especial de 1996 trouxe em sua abertura os seis cantores embarcados em um helicóptero cinematográfico, falando sobre o show do ano anterior e interrompidos com flashbacks. Ao entrarem de mãos dadas no palco, estavam cercados por artistas circenses e arremessaram rosas à plateia. O show foi aberto com a canção Viola.
1997: A terceira edição do show especial AMIGOS teve como cenário o ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), homenageando as comemorações do centenário da capital mineira. Foi transmitido pela TV Globo em 30 de dezembro de 1997 e reuniu cerca de 30 mil pessoas. O cenário, projetado por Mauro Monteiro e Jeanine Marques, teve inspiração futurista e um palco de cinco pontas. Cada uma dessas pontas abrigou o público, uma espécie de “piscina”, que deixava os fãs mais próximos aos artistas. Essa edição de Amigos teve participação de Daniel, Daniela Mercury, Fábio Jr., Roberta Miranda, entre outros convidados. A produção de arte foi de Beto Herriot e Valéria Goulart, com figurinos de Chico Spinoza e Anete Cota.
1998: O último Show AMIGOS foi permeado pela homenagem e nostalgia e também transmitido pela TV Globo, em 30 de dezembro de 1998. Sem a presença do cantor Leandro, falecido em 23 de junho do mesmo ano, os cantores e mais de 60 mil fãs se reuniram no local do primeiro encontro, o Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo, para prestar homenagem ao jovem sertanejo. O cenário reproduziu o clima das festas de rodeio do interior paulista, com criação de Mauro Monteiro, produção de arte de Bia Brício e Valéria Goulart, figurinos elaborados por Chico Spinoza e Anete Cota e os bailarinos contaram com a supervisão de Beth Oliosi e coreografias de Caio Nunes e Regina Sauer. O cantor e ex-plantador de tomates de Goiás, amparado pelos amigos sertanejos, participou emocionado da homenagem ao irmão, que além dos sucessos das duplas, foi encerrado com a presença do conjunto Fat Family interpretando “Ave Maria”.
Todas as quatro edições do espetáculo tiveram canções compiladas em discos, lançados pela gravadora Som Livre.