Celebrando o Mês da Mulher e pensando em como ampliar a presença feminina em todas as etapas da indústria da música, a Sony Music promoveu no último fim de semana – de 22 a 24 de março – o seu primeiro hackathon, o Code/Stage, uma verdadeira maratona de tecnologia com a intenção descobrir ideias para aumentar o número de mulheres no mercado.
Foram 76 participantes, que formaram 17 equipes, e apresentaram, com o apoio de mentores, diversas e criativas ideias.
A vencedora foi o aplicativo ‘Minas Music’, que proporciona uma nova forma de descobrir músicas. Inspirado no Tinder usuários que possuam interesse em trabalhos de artistas femininas poderão encontrar recomendações com maior acurácia e descobrir novas artistas que tenham semelhança com os seus gostos musicais. Para deixar a experiência do usuário mais diferenciada e dinâmica, o sistema de gamificação recompensa o engajamento na plataforma. Assim, usuários que utilizam a plataforma para descobrir, ouvir novas artistas e compartilhar esse conteúdo com os seus amigos, recebem pontos que podem ser utilizados para trocar por conteúdos exclusivos.
“Se eu tivesse que definir em 1 palavra, eu diria que foi TRANSFORMADOR. Eu não tinha ideia da dimensão de um evento como este, e da riqueza das interações que dali surgiriam. Os participantes mergulharam de cabeça nos desafios e com a ajuda dos nossos mentores, propuseram soluções valiosas, que confirmaram a complexidade do problema”, avalia Bruna Araujo, head de RH da Sony Music.
Ela completa: “Foi uma jornada de muito aprendizado e reflexão para todos nós. Ainda há muito o que se fazer para aumentar a representatividade da mulher na cadeia da música e a Sony Music assume este compromisso de impulsionar esta mudança tão importante para o nosso mercado. Acreditamos que diversidade e inovação caminham juntas e são cruciais para que a nossa organização siga cumprindo o propósito de possibilitar que pessoas brilhantes compartilhem o seu talento com o mundo. É só o começo.”
Para fazer toda a produção do evento, a Sony Music convidou a Shawee – única plataforma capaz de automatizar todos os processos de um hackathon desde sua idealização, organização, realização e avaliação. O evento aconteceu na Casa Firjan (no dia 22/03) e no espaço WeWork (23 e 24/03).