sexta-feira, janeiro 10 2025

Rio de Janeiro – “Boiadas” invadiram o Centro da cidade em pleno domingo de carnaval. Foi assim que os animados foliões chamaram os múltiplos cortejos do mais conhecido bloco não oficial da cidade, o Cordão do Boi Tolo, que este ano inovou. Cinco grupos partiram de pontos diferentes do Centro e até de Niterói, numa estratégia para não deixar o gigantismo abalar a tranquilidade da festa. E deu certo. Foi possível brincar e dançar, mesmo com o cordão cada vez maior e as ruas lotadas.

— As pessoas procuram blocos alternativos, em que dê para curtir sem ficar apertado. O Boi Tolo estava ficando muito grande, o que não é problema, mas achamos uma solução para deixar todos confortáveis — explicou Rafael Nunes, um dos organizadores do Cordão.

Sem hora para acabar e sem trajeto pré-definido — uma das características do Boi Tolo —, as cinco “boiadas” saíram do Cais da Imperatriz, na Gamboa; do Largo da Misericórdia; do Bairro de Fátima; do Beco das Sardinhas e da Praça Arariboia, em Niterói. Parte dos foliões cruzou a Baía de Guanabara de barca. Todos rumo a um grande baile na Lapa e, depois, ao Museu de Arte Moderna (MAM). A nova organização agradou aos foliões.

— Não fica aquele empurra-empurra, é ótimo! — disse a designer Yasmin Youssef, de 25 anos, que saiu da Avenida Marechal Âncora.

O bloco, segundo a organização, reuniu entre 30 e 40 mil pessoas nas cinco “boiadas”. Todos os foliões, claro, muito bem fantasiados.

— Sempre penso na fantasia e faço tudo em casa. Assim, dá para explorar a criatividade ao máximo — contou o ator Fifo Benicasa, vestido de noiva zumbi e acompanhado da namorada, Ingrid Conte.

— Quando você namora, não dá para pegar ninguém. A graça, então, é se fantasiar! — brincou Ingrid, vestida de planta carnívora.

Outro destaque foi o grupo fantasiado de Elke Maravilha, que morreu em agosto do ano passado.

— Não podemos deixar a cultura da Elke acabar, precisamos homenageá-la. Ao todo, somos 20, mas estamos espalhadas pelas “boaiadas” — diz a editora de vídeo Tatiana França.

Previous

Moraes Moreira comemora 70 anos em pleno Carnaval

Next

Blocos levaram mais de 500 mil foliões para as ruas neste domingo

Deixe um comentário

Check Also