Em mais uma apresentação no Rio de Janeiro, a Nação Zumbi traz à tona músicas do seu novo trabalho, chamado Radiola NZ. O novo registro trará versões para as músicas favoritas do grupo e o repertório guarda músicas de nomes como Erasmo Carlos, Secos & Molhados, David Bowie, Marvin Gaye, entre outros. O público não era intenso como em outros shows do grupo que presenciei, porém, a chuva intensa que caía na cidade aliado a outros eventos de porte contribuíram para o quórum abaixo do esperado.
Já passava da 00h quando Jorge du Peixe & Cia. Adentraram o palco do Circo Voador. Em sua primeira parte, a Nação foca em músicas do novo trabalho, como Refavela (Gilberto Gil), Amor (Secos & Molhados) e também mostra outras facetas que contribuíram para a musicalidade do conjunto, como uma versão exótica para Sexual Healing (Marvin Gaye) e China Girl (David Bowie). A resposta do público era como de alguém que se depara com algo novo e precisa de um tempo para estudar esse novo encontro, mas nunca deixava de ser calorosa.
Na primeira parte, músicas como Foi de Amor e Cicatriz, da fase mais nova do grupo, também levantaram o astral e ajudaram a manter a atenção dos presentes no que acontecia em cima do palco, mas na segunda parte do concerto, aonde a banda relembra as raízes da era de Chico Sciente, é aonde os fãs se jogam de corpo e alma. Canções como Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada, Banditismo Por Uma Questão de Classe, Etnia e Quando a Maré Encher (que encerra a apresentação) abrem grandes rodas no Circo Voador e elevam o nível da apresentação num patamar transcendental, algo que a Nação Zumbi está acostumada a alcançar em suas aparições.
Juntando toda a pluralidade musical da banda com um show apoteótico, a Nação Zumbi faz mais uma aparição bombástica na cidade do Rio de Janeiro e, mais do que gerar uma catarse musical, homenageia de forma muito digna toda as raízes fundamentais com o seu arcabouço melódico. Se ainda estamos numa espera por um novo trabalho de inéditas, certamente Radiola NZ manterá nossos ouvidos ocupados por algum tempo.
NAÇÃO ZUMBI
Circo Voador, 11 de novembro de 2017, Rio de Janeiro
Fotos: Ellen Pederçane / Zimel