quarta-feira, janeiro 8 2025

De volta ao Brasil com a turnê One On One, para 4 apresentações (em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador), o ex-Beatle iniciou essa semana sua excursão pelo país e neste domingo, 15, mais uma vez, deixou o público de São Paulo, súdito, aos seus pés.

Pontualmente as 21h, sir Paul surgiu no palco e presenteou o público de mais de 45 mil pessoas, que lotou o Allianz Parque, com uma sequência de canções Beatles – Wings acertando em cheio o coração dos fãs com A Hard Day’s Night, Junior’s Farm, Can’t Buy Me Love, Jet, Drive My Car, Let Me Roll It e I’ve Got a Feeling.

Absolutamente à vontade diante do público paulista, o garoto de Liverpool ignorou seus 75 anos de idade, fez dancinhas, piadas, cumprimentou “Sampa”, e mesmo com certa dificuldade (e muita fofura) arriscou diversas conversas em português com a platéia, como ao anunciar My Valentine: “escrevi essa música para minha querida esposa Nancy, que está aqui hoje”. Além da homenagem a amada, Jimy Hendrix e os ex companheiros de banda também foram lembrados, como na “viagem ao tempo” conduzidas através de Something, com George Harrison, e In Spite of All the Anger, canção do grupo The Quarrymen, no qual se iniciou a parceria com John Lennon.

Acompanhada por uma banda poderosa, a voz do baixista realmente não é mais a mesma. Mas, honestamente, realmente pouco importam os tons alcançados quando Paul apresenta a recente (repetida inúmeras vezes até chegar a pronúncia mais bonitinha que essa palavra já teve) FourFiveSeconds – gravada com Kannie West e Rihanna – ou se debruça no piano para contemplar a platéia ao final de Let It Be.

Quase 50 anos depois do fim dos Beatles, o, sem dúvida, mais carismático membro do grupo parece acumular e emanar energia, seja com a balada And I Love Her, a divertida Ob-la-di ob-la-da, ou a fantástica Eleanor Rigby. Macca domina sua música e seus fãs e sabe como ninguém a hora de incendiar o palco (quase literalmente) com Live and Let Die, relembrar temas importantes, como direitos humanos, ao anunciar Blackbird ou dividir o público entre “manos e minas” no coral de Hey Jude encerrando sua apresentação.

Após alguns minutos, Paul MacCartney voltou ao palco com sua banda trazendo nas mãos a bandeira do Brasil, ao lado da do Reino Unido e do arco-íris do orgulho LGBT, posicionando-se mais uma vez como uma das figuras mais incríveis que a música revelou ao mundo. Para o bis, Yesterday, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Helter Skelter, Birthday (parece que um Beatle cantou no meu aniversário), Golden slumbers, Carry that weight e The end, Paul reservou muito mais do que canções, mas uma verdadeira declaração de amor finalizada com uma chuva de fogos de artifício.

Quase 3 anos após sua última visita ao país, o repertório repleto de sucessos e sentimentos, percorreu praticamente todas as fases da carreira do músico e deixou claro que não importa em quantos de seus shows se vá, cada apresentação é uma oportunidade única de transitar na sonoridade genial e extraordinariamente despretensiosa de sua música.

Não se pode negar e importa quantos anos passem, Paul McCartney é acrônimo, um viajante do universo capaz de dominar o tempo e nos transportar por eras e sentimentos.

Paul McCartney, São Paulo
16 de outubro de 2017, Allianz Parque

A hard day’s night (Beatles)
Junior’s farm (Wings)
Can’t buy me Love (Beatles)
Jet (Wings)
Got to get you into my life (Beatles)
Let me roll it (Wings)
I’ve got a feeling (Beatles)
My Valentine (Paul McCartney)
Nineteen hundred
and eighty-five (Wings)
Maybe I’m amazed (Paul McCartney)
We can work it out (Beatles)
In spite of all the danger (Quarrymen)
You won’t see me (Beatles)
Love me do (Beatles)
And I love her (Beatles)
Blackbird (Beatles)
Here today (Paul McCartney)
Queenie eye (Paul McCartney)
New (Paul McCartney)
Lady Madonna (Beatles)
FourFiveSeconds (Paul McCartney, Rihanna, Kanye West)
Eleanor Rigby (Beatles)
I wanna be your man (Beatles)
Being for the benefit of Mr. Kite! (Beatles)
Something (Beatles)
A day in the life (Beatles)
Ob-la-di ob-la-da (Beatles)
Band on the run (Wings)
Back in the U.S.S.R (Beatles)
Let it be (Beatles)
Live and let die (Wings)
Hey Jude (Beatles)

Bis:

Yesterday (Beatles)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) (Beatles)
Helter Skelter (Beatles)
Birthday (Beatles)
Golden slumbers (Beatles)
Carry that weight (Beatles)
The end (Beatles)

Previous

ULTRA Brasil encerra com apresentação de David Guetta

Next

Julian Casablanca divulga participações especiais em sua passagem pelo Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Check Also